Uma breve apresentação

O Festival de Contadores de Histórias  é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Departamento do livro e Bibliotecas Públicas através da Biblioteca Lucilia Minssen e Casa de Cultura Mario Quintana. Foi criado em maio de 2008 por iniciativa de Marília Sauer Diehl, diretora da Biblioteca Infanto-Juvenil Lucília Minssen, e pelo contador de histórias, Paulo Bocca Nunes. Decidiu-se naquele momento que o evento aconteceria em outubro, mês de aniversário da Biblioteca. Naquele ano, o Festival recebeu o nome de Festival Estadual de Contadores de Histórias.

A primeira edição contou com contadores de histórias apenas do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, com a presença de duas contadoras de histórias de Tubarão, SC, o festival recebeu ares de Nacional. Para a surpresa dos organizadores, em 2010 recebemos a solicitação de um contador de história de Portugal, Jozé Sabugo, para participar do Festival. Naquele mesmo ano, o festival recebeu mais um impulso: agora se tornava internacional.

Com a receptividade cada vez maior, decidiu-se que a partir de 2011 o Festival seria realizado com contadores de histórias de todo o Brasil. Passou a ser chamado, então, apenas de Festival de Contadores de Histórias. Nesse mesmo ano, o evento contou com a presença de contadores de oito estados brasileiros. Nas edições seguintes, o festival passou a ser uma referência, pois ainda em 2011, foi reconhecido como um dos eventos mais importantes da área pela Red Internacional de Cuentacuentos, passando a fazer parte do calendário internacional.

Em 2012, o contador de histórias, Paulo Bocca Nunes, participou do Festival de Barriocuentos, em Havana, capital de Cuba, e entre outras atividades ele palestrou sobre o Festival de Contadores de Histórias para um público de onze países. Ele falou sobre a história de criação do evento, a participação de contadores de vários estados, e sobre a diversidade cultural brasileira. Tudo apresentado em forma de imagens.

A cada ano, o Festival traz algumas novidades. A ideia principal é criar um evento internacional com a participação de contadores de histórias de língua portuguesa, dos quatro continentes. Pensa-se também em trazer contadores de outras nacionalidades. Tudo são projetos, mas estão sendo pensados com carinho.

Todos os anos, acontecem apresentações e oficinas para todos os interessados. Esperamos a participação de todos que apreciam a arte de narração oral.

Sejam todos bem-vindos.