Sobre o Festival

APRESENTAÇÃO
O Festival de Contadores de Histórias reúne pessoas que se dediquem à arte de contar histórias de forma primordial, tanto para crianças quanto para adultos. Como primordial nos referimos à maneira como os antigos contadores contavam suas histórias: “recheando-a de encenação, que deixava toda a assembléia atenta e sorridente” (Munduruku, As Peripécias do Jabuti, Mercuryo Jovem, 2007, p13). As formas que se identificam com a prática pedagógica ficarão de fora por terem um direcionamento mais específico.
O festival deverá ocorrer no mês de outubro, dentro da semana de aniversário da Biblioteca Lucília Minssen.


JUSTIFICATIVA
A Literatura Infantil e Juvenil tem recebido grande destaque nos últimos anos no mercado editorial brasileiro. Junto com projetos de incentivo à leitura em escolas públicas e privadas tem gerado uma necessidade de pessoas que trabalhem também a contação de histórias. Geralmente, esses contadores surgem nas escolas: é um professor de Língua Portuguesa, um professor de séries iniciais com formação em Pedagogia, ou a pessoa responsável pela biblioteca da escola, que nem sempre tem a formação ideal em Biblioteconomia. Com tanta oferta altamente qualificada de livros, surgiu a necessidade de os professores buscarem uma capacitação para a arte de contar histórias. O Festival de Contadores de Histórias busca levar ao público em geral difundir essa arte ainda pouco conhecida e de grande importância cultural para nosso país.


OBJETIVOS

Gerais
Promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre professores, alunos, contadores, e realizadores e para o enriquecimento cultural do nosso país.


Específicos
1. Incentivar a utilização de métodos primordiais de contar histórias infantis e juvenis;
2. Apresentar as técnicas dos contadores de histórias a um público composto por leitores em formação e desenvolvimento;
3. Estimular a prática de leitura através da escolha de uma história editada em livro;
4. Pela contação de histórias, aumentar a visão de mundo do espectador-leitor.